Entre os dias 15 e 17 de agosto, aconteceu no Jardim Botânico de Brasília o Avistar Brasília 2025, um dos maiores encontros de observadores de aves do país. O evento reuniu apaixonados pelo birdwatching, especialistas, pesquisadores, gestores públicos e curiosos interessados em turismo de natureza e conservação ambiental.
Na sexta-feira (15), a programação foi especialmente voltada para as crianças, com o Avistar Kids, que recebeu cerca de 200 estudantes de escolas de Cristalina/GO. As atividades foram conduzidas por educadores, convidados e parceiros como ONG Ampara/SP (Luccas Longo) e INEA/RJ (Samir Mansur) e tudo coordenado por uma das organizadoras do Avistar, como Aurelice Vasconcellos. A Associação Nacional do Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS) esteve presente acompanhando de perto essa experiência, que encantou os pequenos e plantou sementes para uma nova geração de observadores de aves.
Nossa Diretora de Educação, Simone Mamede, participou ativamente das ações educativas, levando também sua experiência com o projeto Etnopassarinhando nas Escolas de Kalunga, junto com Claudeni Rodrigues. Além disso, o diretor José Eduardo Camargo (Zé Edu) esteve presente, representando a TOVS em diálogos e conexões com parceiros.
Durante o sábado (16), a programação aberta ao público contou com palestras, oficinas, saídas guiadas e vivências sobre observação de aves no Cerrado. Um dos destaques foi a palestra da presidente da Associação TOVS, Roséli Nascimento, que abordou o Turismo de Observação de Vida Silvestre como vetor de desenvolvimento sustentável e valorização da biodiversidade brasileira e coordenou uma Mesa Redonda com representantes do ICMBio para discutirem sobre as atividades de TOVS em Unidades de Conservação do Brasil..
O evento também reuniu representantes importantes do setor, como Rodrigo Agostinho, (IBAMA), Léo Persi e Maressa Farias (Embratur) e Fabiana Oliveira (Ministério do Turismo), reforçando o diálogo interinstitucional pela promoção do turismo de natureza no Brasil.
Um encontro inspirador
A presença da TOVS no Avistar Brasília 2025 reforça o compromisso da associação em articular, apoiar e fortalecer o turismo de vida silvestre em todo o país, valorizando a educação, a inclusão e a integração de diferentes atores sociais.
O Avistar Brasília foi um verdadeiro espaço de troca de experiências e celebração da observação de aves — mostrando, mais uma vez, que o Cerrado e suas aves têm muito a inspirar e encantar.
Aproveite e siga a rede social do evento para não perder as próximas edições: https://www.instagram.com/avistarbrasilia/