Global BirdFair: Brasil mostra força no turismo de observação de aves com ação inédita da Embratur e TOVS

Participação histórica na maior feira mundial de observação de aves reforça estratégia do Brasil em se posicionar como referência global em turismo de vida selvagem

Rutland, Reino Unido | 07 de julho de 2025 — Em um momento histórico para o turismo brasileiro, a Embratur participa pela primeira vez da Global BirdFair, maior feira internacional de observação de aves e conservação ambiental. O evento acontece entre os dias 11 e 13 de julho, no condado de Rutland, no Reino Unido. Nesta edição, o Brasil marca presença com estande próprio e coexpositores de peso, entre eles os destinos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ilhabela (SP) e as empresas Birding Pantanal e Lajedo dos Beija-flores.

Importante ressaltar que a iniciativa privada em anos anteriores sempre participou da feira, promovendo e divulgando o segmento de turismo de observação de aves no Brasil.

O team da Brazil Birding Expert também estará com stand próprio e com programação de palestras.  O Avistar Brasil também estará presente durante a feira.

A ação, liderada pela Embratur, destaca-se como um passo estratégico para consolidar o Brasil no mercado internacional de turismo de natureza e vida selvagem, colocando nossas experiências nas vitrines de um dos maiores mercados emissores do mundo: o Reino Unido.

🦜 Embratur na liderança do turismo de natureza

A Embratur tem intensificado seu compromisso com o turismo sustentável e de base natural. A presença com estande próprio na Global BirdFair 2025 é reflexo de uma nova fase na promoção internacional de experiências brasileiras ligadas à biodiversidade.

Durante o evento, a EMBRATUR apresentará ao público britânico as  experiências de birdwatching do Brasil, incluindo:

  • Lajedo dos Beija-Flores (Boa Nova – BA)

  • Pantanal Norte (MT)

  • Jardim Amazônia (MT)

  • Curiti Aves (Curitiba – PR)

  • Revoada dos Guarás (Delta do Parnaíba – PI/MA)

  • Safári Pantanal (MS)

  • Observação do peixe-boi (Porto de Pedras – AL)

Tais experiências fazem parte do projeto lançado pela Embratur em parceria com o Sebrae.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo:

“A observação de aves, assim como a de onças e baleias, é estratégica para diversificar nossos destinos e gerar impacto positivo para o meio ambiente e para as comunidades. O birdwatching nos conecta com mercados conscientes e qualificados — e o Brasil é referência natural nesse segmento.”

🤝 Parceria estratégica: Embratur + TOVS

A participação brasileira na Global BirdFair também celebra o fortalecimento institucional do segmento, com destaque para a parceria entre a Embratur e a Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS).

Criada com apoio da Agência durante a WTM Latin America 2024, a TOVS reúne empresas, guias, destinos e especialistas em turismo de natureza, com o objetivo de qualificar e fortalecer toda a cadeia produtiva do setor.

“A presença da Embratur ao lado da TOVS na feira é uma conquista de anos. É a materialização de uma luta histórica para dar protagonismo ao birdwatching brasileiro no cenário global”, afirma Róseli Nascimento, presidente TOVS.

“Essa parceria é essencial para promover o segmento de forma profissional, estruturada e sustentável. Estamos prontos para apresentar ao mundo o potencial da nossa biodiversidade”, complementa Ester Ramirez, tesoureira da TOVS, que também participa da feira.

De acordo com Edson Moroni, Diretor de Marketing da associação

“A ação e a programação de agenda que a Embratur, os estados e os operadores irão desenvolver na feira são extremamente produtivas. Estamos diante da maior vitrine global especializada em turismo de observação de aves — e é a oportunidade ideal para mostrar ao mundo o potencial do Brasil nesse segmento. Essa presença reforça o nosso posicionamento e abre novas portas para o país nos mercados internacionais.”

Programação do Brasil na Global Bird Fair

📈 Tendência global em alta: natureza no topo

De acordo com o relatório Adventure Travel Trends & Insights 2025, da Adventure Travel Trade Association (ATTA):

Safáris de vida selvagem,
Observação de aves e
Fotografia de natureza

estão entre as 10 atividades mais procuradas por operadoras e viajantes globais do turismo de aventura e natureza. O Brasil, com suas mais de 1.900 espécies de aves registradas e ecossistemas únicos, é um dos poucos países do mundo com potencial real para atender essa demanda com autenticidade e diversidade.

A presença inédita da Embratur com estande próprio na Global BirdFair 2025, em conjunto com a atuação estratégica da TOVS, marca um novo capítulo para o turismo brasileiro. O país se consolida como destino competitivo, sustentável e globalmente desejado para experiências de vida selvagem e conexão com a natureza.