O Ministério do Turismo divulgou recentemente o resultado do edital de contratação de uma consultoria especializada para o mapeamento do turismo de observação de aves no Brasil. A profissional selecionada foi a bióloga Cecília Licarião, diretora do projeto Aves de Noronha e presidente do Instituto Retriz. O processo seletivo foi realizado em parceria com a UNESCO, marcando um importante avanço na estruturação do segmento no país.
Um passo estratégico para o Turismo de Observação de Vida Silvestre
A iniciativa integra um movimento crescente de valorização do Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS), com ênfase especial no segmento de observação de aves — também conhecido como aviturismo. Essa modalidade tem se consolidado tanto no Brasil quanto no exterior, oferecendo experiências imersivas em ambientes naturais e contribuindo para:
-
Conservação da biodiversidade;
-
Educação ambiental;
-
Valorização cultural;
-
Geração de renda para comunidades locais;
-
Produção e disseminação de conhecimento científico.
O que fará a consultoria
A consultoria coordenada por Cecília Licarião será responsável pela realização de estudos e diagnósticos, além da sistematização de dados sobre o turismo de observação de aves no Brasil. O trabalho inclui ainda o mapeamento de experiências e serviços já existentes, bem como a identificação de boas práticas — tanto nacionais quanto internacionais — com o objetivo de subsidiar políticas públicas mais eficazes e sustentáveis para o setor.
Segundo Cristiane Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo:
“Essa iniciativa reforça o compromisso do Ministério do Turismo com o desenvolvimento de um turismo sustentável, que valoriza a natureza, promove a inclusão, fortalece a sociobiodiversidade e movimenta as economias locais, por meio do contato com a biodiversidade brasileira.”
Sobre a consultora
Cecília Licarião é bióloga, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Fundadora do projeto Aves de Noronha, atua na interface entre conservação da natureza e engajamento comunitário, promovendo experiências em áreas protegidas que integram turismo, ciência cidadã e educação ambiental. Sua trajetória acadêmica inclui intercâmbio na Universidade do Porto (Portugal, 2012–2013) e passagem pela Irlanda em 2020.
Apoio da TOVS à iniciativa
Para a presidente Roséli da Associação Brasileira de Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS), a ação do Ministério do Turismo é extremamente relevante:
“A iniciativa do MTur de realizar essa consultoria é de extrema importância para promover o turismo de observação de vida silvestre no Brasil. Estamos muito animados com o início desse trabalho, e a TOVS estará presente nas ações junto à consultoria, somando esforços para o fortalecimento do setor.”
Maiores informações – https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-do-turismo-anuncia-resultado-de-edital-para-mapeamento-do-turismo-de-observacao-de-aves-no-brasil